Detox Natalício

Detox Natalício

Já dizia o António Variações que “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”! Por estar ciente disto, convidei a Ana MatosLifestyle & Health Coach, que conheceram aqui – a fazer-nos um sumo detox, para conseguirmos chegar ao fim das festas sem quebras de energia tão grandes. Sim, porque os excessos também nos fazem isso! E todos nós os cometemos – doces, bebidas alcoólicas, comer em demasia, etc, etc – mas é bom saber ouvir o nosso corpo e perceber quando ele precisa de um boost de energia ou simplesmente de purgar depois de pisarmos o risco…


É tempo de pensar “é quase Natal”! E se bem que o Natal traz muitas coisas boas também oferece desafios a quem tem inúmeros convites para almoços, jantares e uns tantos encontros de troca de presentes no bar mais in da estação. Pois… e como nos podemos preparar para todos estes excessos da próprios da época? Simples, é começar com um smoothie verde, pela manhã, ao pequeno-almoço. Ao começarmos o quanto antes vamos preparando o nosso corpo para desintoxicar e na altura, ainda vai fazer melhor!

Verde é, sem duvida, uma das cores do Natal e também, a cor que vai ajudar a eliminar toxinas e ao mesmo tempo energizar, como uma verdadeira bomba de vitaminas, fibras, fitonutrientes e minerais. Como se isto não fosse o bastante, ainda temos um bónus extra pois, quando começamos o dia com um smoothie verde, ficamos mais saciadas e com menos apetite.

6 passos para fazer o smoothie verde “Ready to go”:

Detox Natalício

1. Vamos começar,

Existem algumas regras básicas a seguir. Um smoothie verde é composto maioritariamente por vegetais (de folhas verdes) e, no máximo, 2 frutas. A partir daqui podem compor o vosso smoothie como quiserem – experimentem e sintam o que funciona melhor para vocês. Por exemplo, os espinafres têm um sabor suave que combina bem com tudo, já a argula é muito picante, por isso, podem ter necessidade de adicionar sabores mais suaves.

Detox Natalício

2. O sabor é importante!

Muitos pensam que a cor verde é amarga ou pouco apelativa mas estão enganados! O sabor é fabuloso e a sua mais valia está nas frutas que podemos acrescentar para reforçar o seu poder: maçã, lima, kiwi, uva, abacate e a banana. A escolha é sua!

Detox Natalício

3. Agora, adicionamos a gordura.

Gordura? Sim, a gordura saudável é uma parte vital no smoothie verde, por 3 razões:

. Ajuda a obter uma textura mais homogênea e cremosa;

. É importante para ajudar à absorção das vitaminas A, D, E e K que existem nas folhas verdes (afinal esta é uma das razões porque estamos a beber este smoothie);

. E porque a fibra e a gordura juntas, são a forma mais saudável de ficarmos saciados, sem fome durante mais tempo, sem perder energia ou vitalidade. Estamos a falar de 1/2 pera abacate,1 colher de sopa de manteiga de amendoim, 1 colher de óleo de coco ou mesmo 1 colher de mix de sementes.

Detox Natalício

4. Convém polvilhar …

Com 1 pitada de sal dos Himalayan, não só porque destaca, enaltece o sabor mas, também, porque os minerais contidos no sal, ajudam o corpo a reconhecer e a absorver melhor os nutrientes do smoothie.

Detox Natalício

5. Agora, é só juntar água.

A água é sempre a melhor escolha, como é também, a água de coco ou um leite vegetal.

Detox Natalício

6. E pronto! Tudo dentro da liquidificadora.

É girar o botão por uns segundos e o seu smoothie “ready to Christmas“ está pronto a beber!

Detox Natalício

Para aqueles que gostam de dar um toque gourmet ou um sabor mais exótico podem experimentar adicionar: ervas aromáticas (coentros, salsa e manjericão) ou cacau, maçã, açaí, limão ou especiarias (gengibre, canela, turmeric, pimenta cayenne e chili) e outras frutas dependendo do resultado que quer.

Podem  parecer combinações estranhas mas uma receita não é uma fórmula definitiva mas antes, inúmeras possibilidades que podemos e devemos adaptar ao nosso gosto. Sejam criativos!

Os meus  smoothies verdes preferidos “ready to go”  para este Natal:

  • folhas verdes, banana, óleo de coco, sal, maçã verde e muita canela;
  • folhas verdes, banana, pera abacate, sal, mirtilos ou bagas vermelhas, umas folhas de manjericão;
  • folhas verdes, banana, proteínas de cânhamo, sal, cacau, canela, pitada de chili e pimenta cayenne.

Detox Natalício


Espero que tenham gostado das sugestões da Ana Cristina Matos. Experimentem e digam-nos o que acharam! Eu já fiz o meu 😉

Para questões de estilo e lifestyle já sabem que podem sempre contactar-me. Enquanto consultora de imagem posso dar-vos ferramentas e guiar-vos na procura do estilo que mais vos caracteriza e favorece.

Obrigada por me lerem e até breve!

Com alegria & estilo,

Xoxo, Raquel

 – Live, Love, Laugh –


Post não patrocinado
.
Agradecimentos:
Happy Food for Happy People

(o texto e fotos são da inteira responsabilidade da convidada de hoje, Ana Matos)

Ana Matos
Lifestyle & Health Coach | “Happy Food for Happy People” philosophy
Biotype Checkup | Facilitadora Mindfullness | Coacher – certificado da Sbcoaching
Terapeuta | Psicoterapia | Oficinas – trajetória de vida positiva / Gestão emocional e re-significar de vida
Autora do programa detoxMe, desenvolvido para o Seven Spa do Hilton Hotel Vilamoura
Contactos:
Tlm: 915952063
FB: happy food for happy people
Instagram: happyfood4happypeople
Written by

LEAVE A COMMENT